Aulas de Física e Química

Laboratório de Química I

Ponto de Fusão

À Temperatura a que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, dá-se o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, a àgua pura passa do estado sólido para o estado líquido à temperatura de 0 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.

O Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.

Cada substância pura apresenta um Ponto de Fusão característico. Por exemplo:

Substância Ponto de Fusão (ºC)
Oxigénio -218,8
Azoto -210
Água 0
Ouro 1064
Ferro 1538

PUB

Ponto de Ebulição

À Temperatura a que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, dá-se o nome de Ponto de Ebulição. Por exemplo, a àgua pura passa do estado líquido para o estado gasoso à temperatura de 1000 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.

O Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.

Cada substância pura apresenta um Ponto de Ebulição característico. Por exemplo:

Substância Ponto de Ebulição (ºC)
Oxigénio -183
Azoto -196
Água 100
Ouro 2856
Ferro 2861

Ponto de Fusão e de Ebulição de uma Substância Pura

Durante o aquecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de aumentar, mesmo que continues a aquecê-la. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a temperatura volta a aumentar. Eis como varia a temperatura quando aquecemos uma amostra de água pura, desde os -100 ºC até aos 200 ºC:

Durante o arrefecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de diminuir. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a temperatura volta a diminuir. Eis como varia a temperatura quando arrefecemos uma amostra de água pura, desde os 200 ºC até aos -100 ºC:

Ponto de Fusão e de Ebulição de uma Solução Aquosa

Quando a água tem substâncias dissolvidas, inicia a fusão a temperaturas inferiores a 0 ºC. Por outro lado, inicia a ebulição a temperaturas superiores a 100 ºC. Durante a fusão ou ebulição de uma solução aquosa, a temperatura não se mantém constante. Durante o aquecimento, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da solução continua a aumentar, embora esse aumento seja menos acentuado. Eis como varia a temperatura quando aquecemos uma solução aquosa de cloreto de sódio, desde os -100 ºC até aos 200 ºC:

Durante o arrefecimento de uma solução aquosa, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da solução continua a diminuir, embora essa diminuição seja menos acentuada. Eis como varia a temperatura quando arrefecemos uma solução aquosa de cloreto de sódio, desde os 200 ºC até aos -100 ºC:





Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits