Aulas de Física e Química

Laboratório de Química II

Substâncias Puras e Misturas de Substâncias

Os materiais podem ser classificados em Substâncias Puras ou em Misturas de Substâncias. Muitos dos materiais que nos rodeiam resultam da mistura de substâncias puras, dando origem a misturas.Consideram-se então:

- Substâncias Puras todos os materiais constituidos apenas por uma substância;

- Misturas de Substâncias todos os materiais constituidos por duas ou mais substâncias puras.

Por exemplo:

- O Ar é uma Mistura de Substâncias Puras. Algumas das Substâncias Puras que se encontram no ar são o Azoto, o Oxigénio, o Dióxido de Carbono, o vapor de Água, entre outras.

- A Água do Mar é uma Mistura de Substâncias Puras. Algumas das Substâncias Puras que se encontram na Água do Mar são a Água, o Cloreto de Sódio, o Oxigénio, entre outras.

- A Areia da Praia é uma Mistura de Substâncias Puras. A Areia da Praia é constituida por Sílica e muitos outros minerais.

Substâncias Elementares e Substâncias Compostas

As Substâncias Puras podem ser divididas em Substâncias Elementares e Substâncias Compostas:

Substâncias Elementares

No Oxigénio produzido pelas plantas, todas as moléculas são constituídas apenas por dois átomos do mesmo elemento, átomos de Oxigénio. Por esse motivo esta substância é elementar.

Substâncias Compostas

Na água pura, todas as moléculas são constituídas por átomos de elementos diferentes, 1 átomo de Oxigénio e 2 átomos de Hidrogénio. Por esse motivo esta substância é composta.

Mistura de Substâncias

Como exemplo de Mistura de Substâncias temos:

Mistura de Substâncias

O ar atmosférico é constituido por vários gases. Neste caso temos uma amostra de ar com 2 substâncias diferentes, água (moléculas de água) e Oxigénio (moléculas de Oxigénio). Por esse motivo a amostra é considerada uma mistura de subtâncias.



Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits