Aulas de Física e Química

A tua Física...

Relatividade do Movimento

Ao observar um grupo de ciclistas que passa na estrada é habitual termos o seguinte pensamento: "Os ciclistas estão em movimento".

Do ponto de vista da Física, este pensamento está incompleto! Para concluirmos se um corpo se encontra em repouso (parado) ou em movimento, devemos sempre comparar a posição desse corpo com um objecto ou ponto de referência.

É correcto afirmar que:

"Os ciclistas estão em movimento em relação ao solo;"

"Os ciclistas estão em movimento em relação ao planeta Terra;"

"Os ciclistas estão em movimento em relação às árvores que encontram no caminho."

Em relação ao solo, ao planeta Terra ou às árvores, os ciclistas encontram-se em movimento, pois em relação a estes a sua posição muda ao longo do tempo.

Também se pode afirmar que:

"Cada ciclista está em repouso (parado) em relação à sua bicicleta."

Em relação à própria bicicleta, a posição do ciclista não está a mudar, já que ele se encontra sentado na bicicleta. Portanto em relação à bicicleta o ciclista ocupa sempre a mesma posição, logo está em repouso.

Conclusão

Um corpo está em repouso em relação a determinado objecto ou ponto de referência se a sua posição não se alterar em relação a esse objecto ou ponto de referencia.


Um corpo está em movimento em relação a determinado objecto ou ponto de referência se a sua posição se alterar em relação a esse objecto ou ponto de referencia.


O mesmo corpo pode estar em movimento em relação a um determinado objecto ou ponto de referência, e ao mesmo tempo estar em repouso em relação a outro objecto ou ponto de referência.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits