Aulas de Física e Química

A tua Física...

Gráficos de Posição em função do Tempo

No estudo do movimento de um corpo, é muito importante relacionar o tempo com a posição ocupada por esse corpo. Assim, e para facilitar a compreensão do movimento do corpo, é habitual representar-se graficamente a posição que o corpo ocupa em função do tempo. Considera o exemplo abaixo, onde um automóvel percorre 300 metros ao longo de uma estrada rectilínea. Utilizando um cronómetro, são determinados os instantes de tempo em que o automóvel passa nas posições indicadas na figura.

O conteúdo desta página necessita de uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sabemos que o automóvel passa por exemplo na posição 100 metros ao fim de 2 segundos de movimento. Sabemos ainda que ao fim de 6 segundos de movimento o automóvel se encontra na posição 300 metros. Vamos organizar os dados recolhidos no exemplo anterior para facilitar a construção do gráfico da posição do corpo em função do tempo.

Tempo (s) Posição (m)
0 0
2 100
4 200
6 300

Agora é só construir o gráfico da posição do corpo em função do tempo. Começa por representar o referencial, identifica a origem - o ponto (0;0) - legenda cada um dos eixos e indica as respectivas unidades. Coloca um título no gráfico e constrói uma escala adequada a cada eixo (é habitual utilizar-se o eixo horizontal para o tempo):

Gráfico de Posição em função do Tempo

Agora, com base nos dados da tabela começa por identificar no gráfico o primeiro ponto, que neste caso é o (0;0) - no instante de tempo 0 segundos, o automóvel ocupa a posição 0 metros.

Gráfico de Posição em função do Tempo

PUB

Podes marcar agora o ponto seguinte (2;100) - no instante de tempo 2 segundos, o automóvel ocupa a posição 100 metros.

Gráfico de Posição em função do Tempo

O próximo ponto a marcar no nosso referencial é o ponto (4;200) - no instante de tempo 4 segundos, o automóvel ocupa a posição 200 metros.

Gráfico de Posição em função do Tempo

Resta marcar apenas o ponto (6;300) - no instante de tempo 6 segundos, o automóvel ocupa a posição 300 metros.

Gráfico de Posição em função do Tempo

Para terminar, une os pontos marcados anteriormente:

Gráfico de Posição em função do Tempo

Acabaste de construir o teu primeiro gráfico da posição do automóvel em função do tempo!




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits