Aulas de Física e Química

A tua Física...

A Velocidade de um corpo

É habitual, no nosso dia-a-dia, utilizarmos expressões do tipo "Aquele carro move-se a uma velocidade de 50 Km/h". Do ponto de vista da Física, é mais correcto dizer "Aquele carro move-se com uma rapidez de 50 Km/h". Se dissermos "A velocidade é 50 Km/h", esta afirmação está muito incompleta, uma vez que a velocidade é uma grandeza vectorial e como tal não basta indicar o seu valor. É também necessário indicar a direcção e o sentido do movimento do corpo.

A Velocidade de um corpo é então uma grandeza vectorial, que nos informa sobre a direcção do movimento , o sentido do movimento e a rapidez do movimento do corpo, em determinado instante de tempo.

Representação do vector Velocidade de um corpo

Repara no exemplo seguinte, onde se representa o vector velocidade de um corpo em movimento, ao longo de uma trajectória rectilínea:

O conteúdo desta página necessita de uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Se o movimento ocorrer ao longo de uma trajectória curvilínea:

O conteúdo desta página necessita de uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O vector velocidade de um corpo em determinado ponto, tem sempre a direcção da linha tangente à trajectória nesse ponto. O seu sentido é o do movimento. Se tiveres dúvidas quanto à direcção do vector velocidade em determinado ponto, imagina que, a partir desse ponto, o corpo segue sempre em frente, sem efectuar curvas. A direcção em que o corpo segue será a direcção do vector velocidade. Não te esqueças também que os vectores devem ser representados à escala, pelo que deves incluí-la sempre que necessário (Nos exemplos acima, para simplificar a compreensão, não estão incluídas as escalas dos vectores).

Comparar a Velocidade de diferentes corpos

Podemos dizer que dois corpos têm a mesma rapidez, se circularem ambos, por exemplo, a 20 Km / h. Contudo, só podemos dizer que estes dois corpos têm a mesma velocidade se também a direcção e o sentido do movimento forem iguais. Resumindo, só quando os vectores velocidade dos dois corpos são iguais é que estes apresentam a mesma velocidade. Observa os seguintes exemplos:

Os dois automóveis apresentam a mesma velocidade, uma vez que se deslocam na mesma direcção, no mesmo sentido e à mesma rapidez.

Assim, os vectores velocidade de ambos têm a mesma direcção, o mesmo sentido e a mesma intensidade (o mesmo tamanho).

Os dois automóveis não apresentam a mesma velocidade, uma vez que se deslocam na mesma direcção, e no mesmo sentido, mas com diferente rapidez.

Assim, os vectores velocidade de ambos têm a mesma direcção e sentido, mas apresentam diferente intensidade (diferente tamanho), logo os automóveis apresentam velocidades diferentes.

Os dois automóveis não apresentam a mesma velocidade, uma vez que se deslocam na mesma direcção, e com a mesma rapidez, mas o sentido do movimento é oposto.

Assim, os vectores velocidade de ambos têm a mesma direcção e a mesma intensidade (o mesmo tamanho), mas apresentam diferente sentido, logo os automóveis apresentam velocidades diferentes.

Os dois automóveis não apresentam a mesma velocidade, uma vez que não se deslocam na mesma direcção, mesmo apesar de se moverem com a mesma rapidez.

Assim, os vectores velocidade de ambos apresentam a mesma intensidade (o mesmo tamanho), mas não apresentam a mesma direcção, logo os automóveis apresentam velocidades diferentes.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits