Aulas de Física e Química

A tua Física...

As Leis de Newton

Sir Isaac Newton, um cientista inglês que viveu entre 1643 e 1727, publicou, em 1687, uma importante obra chamada Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Nesta obra foram enunciadas aquelas que mais tarde viriam a ser conhecidas como as 3 Leis de Newton.

Sir Isaac Newton (1643 - 1727)

As três Leis de Newton são:

- 1.º Lei - Lei da Inércia

- 2.ª Lei - Lei Fundamental da Dinâmica

- 3.ª Lei - Lei da Acção - Reacção

1.ª Lei - Lei da Inércia

Inércia é a resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Quanto maior for a massa do corpo, maior a sua inércia, ou seja, maior a resistência que este oferece à alteração do seu estado. De acordo com esta lei:

- Um corpo que se encontre em repouso, continuará em repouso se a resultante das forças que nele actuam for nula;

- Um corpo em movimento, continuará a mover-se em linha recta e sempre à mesma velocidade (M.R.U.), se a resultante das forças que nele actuam for nula;

- Para que haja alteração da velocidade do corpo, é necessário que se exerça sobre este uma força.

Será mais fácil colocar em movimento um carro ou um camião?

Uma vez que o carro tem menor massa, tem também menor inércia, e por isso será mais fácil alterar o seu estado de repouso.

Uma vez que o camião tem maior massa, tem também maior inércia, e por isso será mais difícil alterar o seu estado de repouso.

2.ª Lei - Lei Fundamental da Dinâmica

De acordo com esta lei, sempre que se aplica uma força num corpo, esta pode provocar no corpo uma mudança de velocidade - uma aceleração. Assim, é possível relacionar a força exercida em determinado corpo, com a aceleração sofrida por este, através da expressão:

Força = massa do corpo x aceleração
ou
F = m x a

Sendo:
F - Força
m - massa do corpo
a - aceleração

3.ª Lei - Lei da Acção - Reacção

Sempre que exerces uma força sobre um corpo, esse corpo exerce sobre ti uma força com a mesma direccção, a mesma intensidade, mas sentido oposto à tua. Se exerceres uma força sobre um determinado objecto (Força1)...

Imagem adaptada da Enciclopédia Microsoft Encarta

... esse objecto também exerce uma força sobre ti (Força2), de igual valor e direcção, mas de sentido oposto à força que exerceste sobre ele.

Imagem adaptada da Enciclopédia Microsoft Encarta

Estas duas forças, 1 e 2, formam um par a que se dá o nome de Par Acção-Reacção.




Professor Nuno Machado Ciências Físico-Químicas Hit Counter by Digits